Projetos com biofilia permitem a conexão com a natureza em meio às áreas urbanas

14/04/2023min de leitura

Desenvolver espaços e lugares que promovam a sensação de bem-estar, tranquilidade e saúde tem se tornado tendência na arquitetura nos últimos anos. Uma forma de trazer esses sentimentos para os projetos é por meio da Biofilia, cujo princípio é bem simples: conectar as pessoas à natureza.

O termo 'biofilia' é traduzido como 'amor às coisas vivas' no grego antigo (philia = amor a / inclinação a). E apesar de parecer relativamente nova, a palavra foi usada pela primeira vez em 1964, pelo psicólogo Erich Fromm e popularizada nos anos 1980 pelo biólogo Edward O. Wilson, que destacou como a urbanização das cidades começou a distanciar as pessoas da natureza.

A conexão humana com a natureza é responsável por trazer uma fonte de bem-estar e conforto. Arquitetos e designers podem promover esse vínculo integrando elementos da biofilia aos projetos. É possível incorporá-la através de uma ligação entre espaços internos e externos junto ao verde, tomando partido das grandes aberturas, da iluminação, além de utilizar mobiliários de madeira, pisos ou revestimentos em pedras ou texturas que lembram os elementos naturais.

Nova sede

Em 2022, a Terral Incorporadora, em Goiânia, ganhou uma nova casa com o objetivo de acomodar a equipe e receber os clientes da melhor maneira possível. Uma das características que foram levadas em consideração para o desenvolvimento do projeto foi a biofilia desses espaços, com a intenção de torná-los mais agradáveis e convidativos para todos.

 

O local da nova sede já contava com a natureza como um grande pano de fundo. Segundo Rafaela Arruda, Coordenadora de desenvolvimento e personalização da Terral Incorporadora, foi fácil olhar para o espaço e para esses elementos e incluí-los no projeto. “Nossa grande missão foi como ajustar o mínimo possível e deixar a natureza permear nossos vãos vazios”, afirma.

Todo o projeto foi pensado com grandes panos de vidro, com a intenção de conectar o interior ao exterior. “Através das enormes janelas podemos perceber que a natureza é um grande suspiro em meio ao dia agitado de trabalho. Hoje temos uma experiência direta com ela, por meio do contato com as plantas, com os pássaros e principalmente por causa da incidência da iluminação natural”.

Ambiente de trabalho

Diversos estudos mostram que a incorporação de madeira e outros elementos naturais nos ambientes de trabalho podem exercer um impacto positivo na saúde dos colaboradores. Segundo as pesquisas, trazer a natureza para as áreas internas pode reduzir níveis de estresse e contribuir para uma boa saúde mental.

 

E, diferente do que as pessoas entendem, a biofilia não é somente inserir plantas. Ela prevê uma aproximação de elementos naturais, valorização de formas orgânicas, uso de cores suaves, ofertas de vistas amplas valorizando o exterior. “Ela resgata o incentivo do bem-estar. Através dela percebemos que é possível aumentar a produtividade e criatividade dos usuários em locais mais acolhedores”, afirma Rafaela. “Além disso, para locais mais arejados, com grandes aberturas e ventilação, também percebemos que conseguimos otimizar o consumo de energia, favorecendo a sustentabilidade”.

 

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

Ao enviar, estou de acordo com as Políticas de Privacidade da empresa